sábado, 12 de dezembro de 2009

A Frequencia das Atividades (atividade 7)

A vida do ser humano está quase sempre gerada em cima da seguinte frase: quanto menos esforço e cansaço gerar, melhor.

Na verdade, sabemos que este pensamento é incorreto, pois quanto mais atividades que gerem esforço da gente (lógico, tudo dentro dos limites, não vai tentar levantar uma tonelada sozinho do chão) é melhor, pois estamos em atividade, e nosso corpo transmite essa energia para todas as partes, pois precisamos de todas as partes do corpo, ossos, músculos, sistema nervoso e circulatório para realizar alguma atividade.

Porém a cada dia o homem se exercita menos, as vezes nada. Acomodado pelo conforto em sua casa, não possui nem a vontade de levantar do sofá, o qual já se mostrou o grande símbolo da preguiça humana, principalmente através do Homer Simpsom.

O que, com o passar do tempos, está deixando os médicos cada vez mais alarmados é que os jovens estão seguindo por este caminho, mas entre os jovens temos um enorme contraste: uns estão obesos (seguindo esta maneira errada de se viver onde não vive-se com atividade física) e outros anoréxicos (não alimentando-se com medo de ficarem obesos), porém não percebe que a maneira mais saudável de se viver é comendo balanceadamente e fazer exercício em seu cotidiano.

Um exemplo de dia saudável é o qual apresenta-se na pirâmide publicada no site (http://www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=6236) que mostra que devemos ficar o menor tempo possível deitado sem qualquer atividade. Fazer pelo menos 2 vezes na semana atividades envolvendo força e flexibilidade (abdominal, flexão, ioga, entre outros). Realizar em média 2 horas e meia (se for moderada) ou 1 hora e quinze minutos (se for vigorosa) de atividade aeróbicas, como prática de esportes por exemplo. E quem disse que atividades domésticas não são atividade físicas? São sim, como por exemplo jardinagem, são recomendadas diariamente, o maior tempo possível.

Sendo assim, é muito melhor você tentar emagrecer reeducando suas atividades e sua alimentação do que ficar tomando comprimidos ou tentar lipoaspiração. Os quais são muito mais perigosos e nunca se sabe seu risco final.

Nenhum comentário: