segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O Homem realmente melhorou suas condições de vida com a tecnologia?


Com a evolução do homem e a criação de toda sua tecnologia, diminui a dificuldade de realizar certas tarefas em seu cotidiano, porém estamos sendo controlados por todos esses equipamentos eletrônicos, chegando ao cúmulo de ter que sair de carro para ir em um mercado que fica a três quadras de sua casa.



Tendo estes grandes facilitadores, temos também grandes problemas, sendo que o maior é o sedentarismo e a obesidade como consequências dessa "preguiça coletiva" da humanidade.

A obesidade, cada vez mais vem ocupando espaço nas pesquisas médicas, pois as complicações cirúrgicas são muito grandes causadas pelo alto índice de gordura, e vem ocorrendo cada vez mais a existência de pacientes obesos com problemas cardíacos, respiratórios e ósseos, os quais tornam-se enormes problemas para médicos em salas cirúrgicas.

Mas quando uma pessoa pode ser considerada obesa? Segundo pesquisas na Faculdade de Ciências Médicas do Pará, uma pessoa é considerada obesa quando a quantidade de tecido adiposo aumenta em uma extensão tal que a saúde física e psicológica são afetadas e a expectativa de vida é reduzida.


No Brasil no decorrer de 22 anos (1975-1997) os índices de obesidade passaram de 8% para 13%, no caso das mulheres, e de 3% para 7% no caso dos homens. Sendo que a maior preocupação ocorre entre as crianças, onde o índice saltou de 3% para 15%. No caso das crianças este salto dos índices é um reflexo da mudança de diversão de faixa etária, na década de 70, as principais brincadeiras envolviam esportes, hoje ,o principal passatempo dos mesmos, são computadores e videogames, além da alimentação que está sendo em maioria de produtos industrializados. Além desta mudança de comportamento temos como fator a predisposição genética.
Portanto para mudar este cenário global, não é necessário comprar remédios para emagrecer, e sim "voltarmos no tempo" e às vezes realizarmos atividades do dia a dia sem ajuda de eletrônicos, utilizando como única forma de trabalho a força humana. Para termos uma idéia da diferença que pode ocorrer com a mudança de alguma atitudes:


Segundo informações das pesquisas da FCMPA: "redução de aproximadamente 600kcal com a diminuição do tempo despendido com brincadeiras de rua e o aumento do tempo assistindo televisão; do mesmo modo, cortar grama com as mãos gastava aproximadamente 500kcal/h, enquanto, com a utilização de cortadores elétricos de grama, o gasto diminuiu par a 180kcal/h, lavar as roupas no tanque consumia aproximadamente 1500kcal/dia enquanto usar a máquina de lavar requer apenas 270kcal/2h para a mesma quantidade de roupas.

Sendo assim, pratique atividades físicas e tenha uma vida muito melhor, com menos riscos e mais saudável.
Fontes: FCMPA e JB online.

Nenhum comentário: